Quem sou eu

Quem sou eu 1

FABIO SOLA

Fotógrafo

Rio de Janeiro

Brasil

Acho que todo fotógrafo gostaria de se definir apenas com uma foto. Não necessariamente de si mesmo. Não sou diferente, preferiria isto certamente. Só que a paixão pelas letras veio antes da fotografia, porque a escrita é o início de tudo. É dela que vem as ideias que nos formam intelectualmente para que possamos escrever com palavras ou imagens. Em resumo, faço parte de uma constante vontade de contar e mostrar, não necessariamente nesta ordem e nunca do mesmo jeito. Minha busca é aprender a fazer isso da forma mais compreensível, bonita e profunda possível. Espero que seja uma procura cada vez mais difícil.

Outros trabalhos

Meu nome completo é Fabio Sola Penna. Muitas vezes uso meu outro sobrenome (ou os dois) em alguns trabalhos que já realizei.



LITERATURA

Minha produção mais recente (além das fotos) é este livro de diálogos. Baseado em Papos Reais é totalmente feito com diálogos – e apenas diálogos – sem nomes de personagens ou distinções de gênero. A experiência de escrita criativa coloca o leitor vendado no meio de papos corriqueiros e repletos de humor, emoção, drama, corrupção, conflitos policiais e amorosos. São 47 contos nesse formato que dá combustível para a imaginação do leitor. As conversas, como sugere o título, foram inspiradas em situações vividas pelo autor e embaralhadas com outras circunstâncias reais e imaginárias. As narrativas surgem de ideias entrelaçadas capazes de desencadear uma série de eventos que se tornam munição para interpretações tão diversas que só se esgotam se o leitor assim permitir.






MÚSICA

Tenho alguns trabalhos musicais com bandas e trilhas sonoras para vídeos diversos.

Disco solo

Meu album solo Caixa de Sonhos (Box of Dreams) foi feito em 2009. Como ele tem músicas em várias línguas, acabou indo para o Spotify (e outros) com o nome em inglês. O conteúdo e a capa são os mesmos.

https://open.spotify.com/album/038QbpOVgpvnww2FBn1Rvh?si=wO-CdGeTSPSv5m5I-_ZHWw

Aqui está uma playlist dos clipes que realizei para este disco:






Trilhas sonoras

Fiz alguns trabalhos de trilhas sonoras originais para vídeos jornalísticos. Aqui estão três dos que eu mais gostei:






DOCUMENTÁRIOS

Como jornalista, realizei alguns documentários. Na faculdade foi, sem dúvida, uma das matérias que mais me atraiu, justamento porque poderia juntar grandes apurações, com vídeo e um trabalho de roteiro. Aqui vão alguns.

Fresta

Este é um documentário sobre meus avós. Para mim, é sempre muito emocionante falar deles. A convivência deles era um registro que eu precisava fazer, já que foi parte da minha vida.






Baía de Guanabara

Este documentário foi feito em parceria da Globo com o New York Times. Muito importante para entender os problemas do Rio de Janeiro.






Diego Costa

Este documentário tem parentes e amigos contando a história do jogador de futebol Diego Costa. Natural de Lagarto, no interior de Sergipe, o jogador tem histórias de vida peculiares que o levou a ser um dos principais jogadores do Atlético de Madrid.