O Design Sonoro dos Instrumentos Musicais

Ano

2017

Fotógrafo

FABIO SOLA

Fotografar instrumentos musicais me aproximou de objetos que sempre estiveram por perto

Eu cresci rodeado de instrumentos musicais. Principalmente pianos. Eram uns quatro na minha casa (que também era uma escola de música). Eu acordava ao som de escalas todos os dias. Além disso, todos os dias era preciso estudar partituras e exercícios ao teclado do piano.

Fotografar esse objeto virou algo natural, mas como fazê-lo?

O Design Sonoro dos Instrumentos Musicais 1
Piano em Foco | Eu quero! | Como fica na parede

As teclas pretas e brancas do piano sugerem uma foto monocromática. E é o que acabou sendo um pouco. Eu poderia tê-la feito em tons de cinza, mas resolvi manter a cor e deixar esses tons sobressaírem naturalmente, mas manipulação.

O foco é em apenas uma tecla: o dó sustenido. Não tem um motivo específico, mas de qualquer maneira é o tom que deixa muitas canções mais bonitas.

Corda de aço

O Design Sonoro dos Instrumentos Musicais 2
Corda Amarrada | Eu quero! | Como fica na parede

O violão surgiu mais tarde para mim. Veio com meu interesse no rock. Isso me fez preferir cordas de aço a cordas de náilon.

A amarração desta corda e o desenho da mão do violão me chamaram a atenção pelas curvas e linhas. Formam um certo equilíbrio, que também acontece com as cores.

Tem que ter mais!

Eu deveria ter mais fotos de instrumentos, isso é um fato. Eles são sempre muito bonitos. No ângulo certo muita coisa pode ser feita ainda. Espero fazê-las em breve.