pinturas

As pinturas que o mar fez nas fotografias

Parecem pinturas, mas são fotografias que o mar desenhou quando fotografado em baixa velocidade

Há muito tempo eu fotografo o mar, mas jamais imaginei que essas fotos pudessem virar pinturas. Aconteceu sem querer, porque eu quis inventar um novo jeito de fotografar o mar. A verdade é que, por morar perto do mar, já fiz milhares de fotos dele. Era preciso inventar algo novo.

Geralmente eu busco essas ideias quando as repetições começam a entediar. Nesse caso pensei: ora, o que será que acontece se eu diminuir a velocidade do obturador?

As pinturas que o mar fez nas fotografias 1

Para quem não sabe, a captura de uma foto é feita através da abertura de um obturador. Quanto mais tempo esse obturador fica aberto, mais há a interferência da luz. Então, a velocidade que esse obturador fica aberto é determinante (claro, em conjunto com outros elementos). Acontece que, se ele fica aberto muito tempo, as coisas que se movem vão borrar. E foi isso que aconteceu.

VEJA AQUI ALGUMAS FOTOGRAFIAS POÉTICAS

No entanto, depois que realizei alguns tratamentos na imagem acima, veja como ela ficou:

As pinturas que o mar fez nas fotografias 2

O movimento da água e dos surfistas ganhou um efeito como se fossem pinceladas. E quanto enquanto eu tratava as outras fotos semelhantes que tirei, percebi que começou a surgir um padrão entre elas.

As pinturas que o mar fez nas fotografias 3
As pinturas que o mar fez nas fotografias 4

A falta de contornos nítidos, principalmente nos surfistas, me fez lembrar um pouco as pinturas impressionistas. E quanto mais movimentos o mar fazia, mais curvas as fotografias ganharam. O que ficou ainda mais nítido após o tratamento para aumentar a presença das cores.

As pinturas que o mar fez nas fotografias 5

Não sei dizer o quanto estou satisfeito com as fotos acima, mas elas podem ter sido o embrião de algum projeto no futuro. Acho que há espaço para buscar novas lentes, novos ângulos, enfim, experimentar mais para descobrir mais.

As pinturas que o mar fez nas fotografias 6


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *